A importância da hidratação pré, durante e pós treino


A hidratação é muito importante, tanto para o desempenho físico como para evitar lesões.

Quando você está fazendo um treino e transpira, perde não apenas água, mas também sais minerais como sódio e o potássio, por exemplo.

Presente em todas as reações químicas que ocorrem no organismo, a água dar forma e compõe a estrutura das células e auxilia no transporte de oxigênio e nutrientes. Além disso, a água compõe a maior parte do peso corporal e ajuda a regular uma variedade de processos metabólicos e ajuda a regular a temperatura corporal.


Para uma boa hidratação devemos beber água regularmente durante todo o dia e não apenas pré, durante e pós treino.


Para garantir um bom desempenho durante o treino, o ideal é consumir de 400a 600ml de água 2 horas antes de treinar e também durante o exercício, mas sem exageros, para não gerar enjoo, náuseas e até dor de cabeça.


A hidratação pós treino também é muito importante, tanto para absorção de líquidos, aumentando assim o volume de plasma sanguíneo, quanto para reposição de eletrólitos perdidos pela transpiração. Em casos de atividade física intensa, com mais de 1 hora de duração é interessante fazer reposição de líquidos também com água de coco ou algum isotônico natural para reposição de eletrólitos.


Uma perda hídrica de 1 a 2% pode causar uma queda de desempenho de 10% no desempenho. Então, não se esqueça de se hidratar.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo