Alecrim - a erva da lembrança, símbolo da imortalidade

Alecrim (Rosmarinus officinalis), da família do hortelã, do orégano, da erva-cidreia e do manjericão. Os egípicios utilizavam para embalsamar os mortos e para os romamos era uma símbolo de amor e morte.
Só de sentir o cheiro nós já nos revigoramos. É a planta da ação, do movimento e da mudança. Tem um cheiro e sabor bem característicos, impossível passar despercebido.
O alecrim pode ser obtido através pó, chá, extrato, óleo essencial e tempero. Cada forma produz efeitos diferentes.
Os principais constituintes do alecrim são:
# Óleos (1,8-cineol, a-pineno, canfono, a-terpineol e borneol) - propriedades antioxidantes, antimicrobianos e anticâncer.
# Ácido rosmarínico - protege os pulmões, previne doença de Alzheimer, possui propriedade antitumoral, reduz inflamação e auxilia na redução de açúcar no sangue.
# Ácido carnósico - antioxidante e protetor cerebral, propriedade antitumoral, reduz inflamação e auxilia na redução de açúcar no sangue.
# Diterpenos fenólicos (carnosol) - antioxidante, protetor do fígado e melhora de cognição.
Benefícios do alecrim:
# Cérebro: melhora de humor.
# Memória: nootrópico - protege e melhora função cerebral - combate radicais livres no cérebro e estimula a produção de NGF (fator de crescimento nervoso), fundamental para um cérebro e sistema nervoso saudáveis.
# Artrite: analgésico e anti-inflamatório.
# Controle de glicemia: melhora sensibilidade a insulina, melhora captação de glicose nas células musculares e reduz açúcar no sangue.
Formas de uso:
# Extrato de alecrim - diminuiu ansiedade, melhora humor, melhora memória e qualidade do sono e deixa o cérebro mais focado.
# Óleo essencial (inalação) - melhora memória, concentração, humor e desempenho cognitivo; revigorante, aliviando cansaço fisico e mental, podendo ser utilizado para massagem aliviando dores musculares e reumáticas, e inchaço.
# Chá (erva seca ou in natura) - melhora foco, concentração e memória; antioxidante, antiinflamatório e antimicrobiano (combate fungos e bactérias patogênicas); e melhora digestão. Por seu efeito antimicrobiano e anti-inflamatório por ser utilizado como compressa em lesões de pele, coceira e cicatrização de feridas e também como tônico capilar (aplicar no couro cabeludo), diminuindo casca e queda de cabelo.
# Utilização terapêutica energética (óleo essencial, defumação, incenso e banhos) - proteção energética, traz clareza, auxiliando na tomada de decisão, aumentando autoconfiança, firmeza e segurança. Melhora quadros de tristeza e cansaço mental, trazendo ânimo e alegria.
Agora é só ter um vasinho de alecrim e o óleo essencial em casa e ser feliz!